Saturday 4 October 2008

Um mês depois

E assim sem mais nem menos já passaram 4 semaninhas. Foi num instantinho. Até parece que a escolinha nova é uma máquina do tempo, entra-se na segunda de manhã e de repente já é sexta à tarde. São dias felizes:)

A maioria das minhas turmas são uns amores. Tenho 3 turmas do 7º ano e é super divertido dar aulas a eles. Tento sempre arranjar coisas giras para fazer e eles são tão lindos e pequeninos e anjinhos que se portam bem e podemos ter aulas maravilhosas! Mesmo a minha turma de set 1 que tem 29/30 miúdos lá dentro se porta super bem.

Do 8º ano tenho duas turmas, uma do set 1 e outra do set 3. A do set 1 é muito boa, mas a do set 3 é mais difícil. Já vêm do ano passado a pensar que estão no set mais baixo e que são burrinhos e isso não ajuda nada nas aulas. Tenho alguns alunos desmotivados e outros que são traquinas por natureza e para as coisas serem ainda "melhores" recebi um aluno novo que veio de outra turma e que é uma peste... Mas pronto, a ver se arranjo uma maneira de dar a volta à situação.

Do 9º ano tenho uma turma a sério e duas a brincar. Ou seja, tenho uma turma a quem ou mesmo aulas e duas turmas com quem estou apenas uma vez a cada quinze dias. Na minha turma as coisas correm bem, gosto muito dos miúdos que lá tenho e apesar de serem o set mais baixo do 9º ano (set 7) conseguimos trabalhar bem.
Nas outras duas turmas é que está o problema... Eu não sou a verdadeira professora deles e eles sabem. Basicamente só lhes dou aulas porque o verdadeiro professor responsável por eles não está livre naquele horário. E isso faz as coisas muito mais difíceis, ainda por cima porque os profesores deles são uns "bacanos" que só fazem joguinhos e deixam os neninos fazerem o que querem nas aulas deles. Depois vêm para a minha aula e não sei o que lhes faça. Mas enfim, só os tenho de vez em quando, não posso fazer quase nada para mudar a situação e por isso não vale a pena martirizar-me.

Do 10º ano tenho duas turmas só minhas, que não partilho con ninguém, uma de set 4 e outra de set 7.
Os do set 7 fazem-me lembrar uma turma que eu tive o ano passado onde a maioria dos alunos estavam sempre tristes. Até mete impressão, a sério. Mal abrem a boca para responder ao que quer que seja e quando o fazem é sempre baixinho e a medo. Não sei como são as vidas de certos miúdos daquela turma, mas posso apostar que são muito difíceis. Quase que preferia que eles fossem mal comportados mas com alguma energia do que serem assim quase mortos para tudo.
Ontem foi mesmo triste o início da minha aula. era a última aula do dia e eu estava toda contente por ser quase fim-de-semana. A professora assistente que estava comigo também estava toda contente. Os miúdos começaram a entrar e enquanto estavamos à espera de algumas pessoas para começar a aula comecei a falar toda animada para eles a dizer que estavam a uma hora de ir para casa e tal e a perguntar se estavam contentes. Três miúdas simplesmente sentaram-se e puserem a cabeça na mesa de tão desanimadas e tristes que estavam. A professora assistente disse-me que o que eles menos queriam era ir para casa e por isso é que deviam estar tão desanimados. Vai daí e percebi que ia ser inútil tentar dar a aula que tinha planeada e decidi fazer um jogo a aula toda, rapazes contra raparigas. A equipa que ganhasse recebia um chocolatinho. E durante o resto da aula lá estiveram muito animados a responder às questões do quizz. E deixem-me dizer, que sendo do set mais baixo, alguns daqueles alunos até não são nada maus a matemática! Responderem a questões relativamente difíceis e sairam-se muito bem. As raparigas ganharam e na próxima aula vão todas receber o chocolatinho bem merecido.

E já estou farta de escrever.

Se me der na cabeça, falo das outras turmas depois, agora tenho de ir preparar aulas.

No comments: