Tuesday 18 November 2008

Coisas que me deixam frustrada

Se há coisa que me deixa frustrada é olhar para a matéria que tenho de dar este ano e ver que no DÉCIMO ano tenho de ensinar a tabuada e somas e subtracções e porcarias assim.
Passei mais de 30 minutos estupefacta com o facto de apenas dois alunos da minha turma saberem a tabuada do dois. Ou melhor, ainda estou estupafacta mas passei meia hora da aula a tentar enxaixar-lhes na cabeça a tabuada e sinto que é um pouco impossível.


Se os alunos não são super estrelas na primária começam logo a ser catalogados de "menos capazes". E quando não conseguem fazer alguma coisa é muitas vezes o próprio professor que lhes diz que não vale a pena se esforçarem mais porque certas coisas não estão ao alcance deles.
E claro, se eles não se esforçam, os resultados são piores. E depois são catalogados ainda mais como "menos capazes". E os alunos passam a vida a ouvir que são burros e não conseguem fazer as coisas e depois claro, não se esforçam para nada e ficam super desmoralizados.

Como é que me levou uma hora inteirinha para explicar como se arredonda um número? Ou melhor, eu até não demorei assim tanto tempo para explicar, levou foi muuuuuuuuuuitoooooo tempo para eles perceberem.

Mas enfim, nem tudo é mau, se uma criança tem a sorte de lhe ser dito que se está a safar bem na primária e se é colocada nos sets mais altos, é puxada e bem puxada. Tenho alunos do meu sétimo ano, (set 1) infinitamente melhores a matemática do que os outros do décimo ano( set 7).

Adiante, só para dizer que tenho tido umas aulas que são uma seca com estes alunos.

No comments: