Wednesday 21 May 2008

Memorias de estagio

Quando estava no estagio houve uma altura em que so conseguia pensar na hora deste acabar. Ver-me livre de certas pessoas e de trabalho que nunca mais acabava.
E agora estou na mesma. So quero ir-me embora desta escola. Os dias aqui nao sao felizes. A maioria dos alunos e estupida e so sabe ser ma.
Estou cansada de estar sempre a queixar-me mas a verdade e que cada dia parece haver mais uma ou outra razao para me queixar. Mais uma atitude estupida ou um comentario desnecessario. O risinho sarcastico como quem diz "Posso fazer o que quiser e nao adianta queixares-te ao Senior Management porque vai ficar tudo na mesma. Nao adianta fazeres on-call porque depois duma conversinha voltam a mandar-nos para dentro da sala e ainda vamos fazer pior." E o que e que eu posso fazer? Continuo a fazer queixa, continuo a tentar fazer com que as coisas melhorem mas ca dentro ja desisti. Ja percebi que certos alunos nunca vao mudar e gostam de ser maus. Gostam de estragar as aulas a mim e aos outros.

A rapariga que me puxou o cabelo? Lembram-se? Tiveram uma conversa com ela e ela escreveu um pedido de desculpas. E foi isso. Nem sequer iam telefonar aos pais nao fosse eu ficar indignada e achar que nao era justo. Se eu puxasse o cabelo a um aluno nao so deixava de poder dar aulas como ainda corria o risco de ir presa. Agora a menina faz o que quiser e nem sequer se fala com os pais.

Continuam-se a esquecer e a passar em branco coisas que nao deviam ser esquecidas nem deviam passar em branco. As criancas habituam-se a fazer o que querem sem ter consequencias e claro, cada vez fazem pior. E um dia aleijam a serio uma pessoa ou matam uma pessoa e a sociedade fica espantada.
Educar passa por varios pontos, um dos quais castigar e punir quando necessario.
Nao podemos esquecer isso.

1 comment:

David said...

«Educar passa por varios pontos, um dos quais castigar e punir quando necessario.
Nao podemos esquecer isso.»

Completamente de acordo!