Saturday 3 May 2008

A semana mais longa nesta escola

Esta semana que passou foi a semana mais longa desde o início do ano lectivo. E isso é muito estranho tendo em consideração que na segunda-feira nem sequer fui dar aulas porque tive a entrevista na outra escola. Então porque é que me pareceu ser a semana mais longa de sempre?
Para começar, os miúdos estão cada vez mais mal-educados e arrogantes e tudo e tudo.
E depois, comecei com as comparações. Porque uma coisa é dar aulas numa escola onde as coisas estão a correr mal e não fazer ideia do que se passa noutras escolas. Outra coisa é dar aulas numa escola onde as coisas estão a correr mal e saber que há escolas mil vezes melhores e que eu até vou começar a trabalhar numa em Setembro. Parece que custa muito mais enfrentar esta realidade sabendo que o que vem a seguir é bem melhor. Custa ir para uma aula e saber que vamos pôr alunos na rua. Sabemos isso antecipadamente porque eles são sempre maus. Sempre. Se não fôr um, há-de ser outro. Mas algum há-de ser. E já sabemos isso.

Na sexta-feira, na minha pior turma, faltaram dois alunos muito maus. Mas mesmo assim, só depois de pôr mais quatro a trabalhar na sala de outros professores é que consegui explicar as coisas sem ser interrompida.
Ou seja, só com seis alunos a menos é que a aula começou a correr razoavelmente. E eles têm exame nacional esta semana! Já aprendiam a ser responsáveis.

Que Julho venha rápido para acabar com esta tortura!

No comments: